O Acervo
Preservar e Divulgar a História


Orosina Vieira chegou ao Morro do Timbau na década de 1940 e é considerada a primeira moradora da Maré.


O Arquivo Orosina Vieira foi inaugurado no dia 26 de abril de 2002, com o objetivo de preservar e divulgar a história do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva do bairro Maré. Dessa forma, a iniciativa de constituição do arquivo contribui para ampliar as práticas de cidadania por parte dos moradores locais, democratizando o acesso a informações importantes sobre sua história.

Catalogando Dcumentos

Equipe de Universitários, Moradores da Maré

A equipe do arquivo é formada por jovens universitários moradores da Maré que fizeram, em geral, o  pré-vestibular oferecido pelo CEASM. Atualmente, eles estão em universidades públicas, cursando faculdades de História, Geografia, Biblioteconomia, Arquivologia e Serviço Social.  Esses jovens realizam um trabalho de pesquisa junto aos moradores locais para reproduzir os acervos pessoais sobre a história da Maré. Além disso, a equipe também desenvolve pesquisa em arquivos públicos e particulares do Rio de Janeiro

Acervo Variado e Disponível

Em consequência do trabalho desenvolvido, o arquivo abriga material variado sobre a história local, composto por fotografias, publicações, fitas de vídeo e áudio, jornais e mapas. O acervo está disponível à consulta de moradores, professores e alunos das escolas públicas do bairro e de pesquisadores das diversas instituições da cidade.